BLOG HQ LIVRES

A história de Joe Shuster e Jerry Siegel - Os artistas por trás do Superman

Uma das figuras mais icônicas da cultura POP sem dúvida alguma é o Super Man. É um personagem que o mundo inteiro conhece. Quem são os artistas por trás deste herói? Como ele foi criado? De onde veio a inspiração para a criação deste personagem?

20210101 103101 768x576

A história de dois heróis

Este quadrinho vem contar a história dos criadores do persnagem que viria a ser o primeiro Super Herói, mudando o conceito do gênero tornando-se modelo para uma infinidade de outros que vieram depois dele. O Superman, que surgiu e se tornou um divisor no mundo das HQs. Depois dele, os gibis, além de ficarem muito populares, também ficaram povoados de personagens com super poderes, lutando contra a injustiça e defendendo as pessoas dos vilões. Esta obra mostra a trajetória detalhada das dificuldades enfrentadas pelos seus criadores.

20210101 103121 1024x768

Uma justa homenagem devidamente documentada

Esta obra é um tipo de documentário em forma de Histórias em Quadrinhos. O autor Julian Voloj realizou um trabalho de pesquisa sobre os criadores para escrever o roteiro. As ilustrações foram feitas por Thomas Campi. Basicamente a HQ reconta a trajetória de Joe Shuster ao lado de Jerry Siegel na criação do Superman. Um dos objetivos que motivaram os criadores foi o de mostrar as injustiças enfrentadoas por Shuster e Siegel diante do mundo cruel dos donos de editoras. A exploração dos artistas e apropriação de suas criações era algo recorrente no meio e com eles não foi diferente.

20210101 103206 768x576

Uma história dura e comovente

Sinceramente o Superman não é e nunca foi o meu personagem favorito das Histórias em Quadrinhos, mas também nunca neguei ou deixei de reconhecer o seu valor na cultura pop que consumimos hoje em dia. Quando me deparei com este quadrinho foi inevitável não me solidarizar com a história dos autores e a dificuldade enfrentada por eles para serem reconhecidos por todos pelo motivo de terem criado um dos maiores heróis que o mundo conhece.

A forma com que a narrativa foi criada é de emocionar o leitor. Por vários momentos fiz algumas pausas na leitura para refletir um pouco e pensar no cenário atual em que nos encontramos no meio editorial de quadrinhos. Hoje os autores tem muito mais controle sobre os processos e devido a novos recursos de produção e principalmente a internet conseguem publicar suas obras de forma independente ficando assim com um aspecto mais autêntico. A falta de recursos para produção deixava os autores reféns das editoras e do mercado editorial. A eles, na maioria das vezes não restava nada além de vender seu trabalho por um valor iferior ao que de fato mereciam. Esta história traz muitos detalhes e fatos da época. Ver de onde vieram a inspiração para personagens como Lois Lane foi interessante.

Mais que um ítem em minha estante

Este sem dúvida foi um quadrinho que me deixou muito feliz por ter optado pela sua aquisição. Hoje ele faz parte do meu repertório de conteúdo sobre quadrinhos e sempre que tenho oportunidade, idico para amigos, alunos e leitores em geral. Eu mesmo já li duas vezes e sempre uso ele como referência em algum conteúdo que esteja produzindo para meus canais ou aulas.

Se você já leu ou conhece esta obra, deixe seu comentário abaixo. Se ainda não conhece e pretende adquirir, estou deixando um link de compra no site da Amazon e caso compre por lá você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter minha produção sobre o assunto. 

20210101 103336 768x576

Obrigado pela leitura.

Marcos Antonio


 

Use o anúncio abaixo
para comprar seu exemplar

 

What do you think?

Send us feedback!

header banner 1 1024x130